quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Douglas J. x Edmar Fávaro - um match contra o Bobby Fischer Sul Sancaetanense (1998)


Clube de Xadrez de São Caetano do Sul, 7 de junho de 1998.
O CXSCS ficava atrás do vestiário das piscinas no estádio municipal Anacleto Campanela. Nesta época eu estava me preparando para jogar os torneios de categoria sub 16 e em SCS eu não tinha um treinador, diferente dos outros garotos que disputavam na época e treinavam com mestres e alguns até recebiam algum apoio financeiro de suas cidades. A única coisa que havia na cidade era o clube de xadrez com uma biblioteca onde eu passava todas as tardes lendo livros e estudando algumas partidas do Alekhine, Capablanca, Kasparov e Tal, e vez ou outra conseguia alguém para treinar.
Nesta época, o pessoal do clube vendo todo o meu esforço e destaque que estava tendo nos torneios de categoria, conseguiu marcar um match amistoso com o saudoso Edmar Fávaro.

Foi um match de xadrez clássico, com aqueles relógios analógicos que faziam tec, tec, tec. O Edmar foi o mais forte enxadrista nascido na cidade e chegou a 2310 de rating FIDE, mas por alguns problemas de saúde (desconhecidos) ficou anos afastado do xadrez e seu retorno ao clube foi como uma das visitas inesperadas de Bobby Fischer ao Washingtom Square Park, foi um fato bem marcante, era o retorno do “mito”. O Edmar Fávaro foi vice-campeão Panamericano U16 em 1989 e existem poucos registros de suas conquistas e partidas. Sabe-se que disputou o mundial U18 em 1991 na cidade de Guarapuava (PR) que teve como Campeão ninguém menos que o russo Vladimir Kramnik, que depois veio a ser campeão mundial disputando contra ninguém menos que Garry Kasparov, e ainda continua em atividade estando no top 10 mundial.

Neste mundial em Guarapuava o Edmar foi o brasileiro mais bem colocado, à frente inclusive do Giovani Vescovi, e durante o torneio teve bons momentos como o empate com ninguém menos que Peter Nielsen, que anos mais tarde viria a ser coach de Viswanathan Anand de 2002 a 2012 e que atualmente é coach do campeão mundial Magnus Carlsen. Link com informações sobre o mundial sub18. www.brasilbase.pro.br/w18b1991.htm Esta é uma pequena homenagem ao Edmar Fávaro (em memória). Sobre o match... Eu era um garoto de 15 anos, mas me valeu muito a experiência de poder jogar e ter contato com um jogador deste nível independente do resultado! Venci 2 partidas, perdi 4 e empatamos 2, finalizando o match em 5x3 para o Edmar Fávaro.


Planilhas originais do match em 1998 





Game #01 - 07/06/1998

Tempos depois ele acabou se afastando novamente e tudo o que se sabe é que veio a falecer.

O Edmar era tido como o "Bobby Fischer" de São Caetano do Sul, guardada as devidas proporções, ele teve uma história intrigante, teve seu auge, sumiu por anos, em certo momento retornou ao clube, ganhou de todo mundo e nunca mais foi visto. 

Se você tem histórias, fotos e fatos marcantes do xadrez na cidade, entre em contato comigo pelo email contatoscschess@gmail.com .

2 comentários:

Postagens mais visitadas