quarta-feira, 22 de maio de 2019

Partida Selecionada #004: Paulo Bartkus 0 x 1 André Alexandrino (1999) - A primeira imortal dos municipais



O Campeonato Municipal de São Caetano do Sul foi um torneio tradicional entre os enxadristas da cidade por muitos anos e sempre reuniu grandes jogadores.

A partida selecionada data de 1999, há 20 anos atrás e foi jogada por dois grandes nomes da cidade, o ex-presidente do clube da cidade Paulo Bartkus (em memória) contra o jovem talento da época André Alexandrino.

Paulo Bartkus era um fortíssimo jogador da cidade e passou por várias cidades, em especial São Vicente na baixada Santista, e nesta época ultrapassava os 2.000 de ELO FIDE. Considerando que há 20 anos atrás era extremamente difícil formar rating FIDE, esta era uma marca respeitada para a região.

Porém neste dia o mr Bartkus, que jogava irreverentes aberturas como o Ataque Trompowsy (o primeiro que vimos jogar este sistema no ABC paulista), encontrou pela frente um bem preparado jovem, André Alexandrino.

André que sempre foi conhecido pelo seu estilo posicional, inclusive ganhando o apelido carinhoso de "Karpovinho", estava num dia inspirado e ganhou uma belíssima partida com ataque de mate. Um jogo bem tático com um arremate com o Rei do adversário em e4!

Esta é considerada "A primeira imortal dos municipais"!

Nesta ocasião André Alexandrino finalizou a competição em 3º.

Agora, 20 anos depois, Karpovinho está de volta ao Campeonato Municipal que acontece dias 1 e 2 de JUNHO (informações aqui). Enquanto o campeonato não chega, veja esta bela partida e deixe seu comentário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas